-
Arquitetos: Architectenbureau Quisquater
- Área: 260 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tim van de Velde
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao longo da Sint-Gillislaan em Dendermonde, Bélgica, fica um terreno com uma história notável. No século XIX, diz-se que uma elegante casa municipal pertencia ao então prefeito Beelaert (1755-1935) e serviu como residência do capitão britânico Alexander Cavailé Mercer durante a campanha de Waterloo. A partir da virada do século, o prédio foi usado como espaço de reunião e café por um grupo de teatro local, que converteu o espaçoso edifício dos fundos com sua estrutura de treliça de ferro fundido em um salão de teatro. Mais tarde, o edifício foi convertido em uma casa e a extensão dos fundos em uma loja, mais recentemente a loja de jardim e flores chamada 't Groene Genoegen.
A reforma consiste em duas partes. No lado da rua, a casa é demolida para dar lugar a um novo complexo de escritórios e apartamentos. Na parte dos fundos, o projeto prevê uma casa recém-construída dentro do envelope da estrutura de ferro fundido, mantendo também elementos autênticos.
A parte posterior é dividida em dois, com uma estrutura de telhado vazada, um espaço verde rústico na frente e uma nova casa distribuída em dois pavimentos nos fundos. O térreo inclui um espaço de estar iluminado com janelas de correr colocadas entre os pilares da estrutura de tijolos existente. A sala de jantar e a cozinha também fazem fronteira com o verde circundante e o canteiro de flores, assim como o terraço de concreto, por meio de janelas deslizantes.
O espaço retangular do térreo é dividido ao adicionar um volume hidráulico curvo. No andar de cima, o ritmo e a altura da estrutura do telhado se destacam. Treliças de ferro fundido expostas cruzam um escritório, quarto, banheiro e dois quartos infantis. Um vazio acima da sala de jantar oferece vistas do escritório para o jardim e - juntamente com janelas inovadoras na parede lateral - traz luz profunda para a casa. A escada central e uma escada em espiral em um novo volume de tijolos oferecem opções generosas de circulação.
A casa é caracterizada por paredes de tijolos existentes e pilares que emolduram novas janelas em alumínio anodizado. Pisos de concreto polido e lajes de teto de concreto aparente se juntam à madeira quente e rica do bloco sanitário e das escadas. A cozinha é materializada em esmalte verde e o fogão é de aço inoxidável, o que proporciona um toque industrial, juntamente com o aço da escada em espiral e do parapeito do mezanino. Por fim, azulejos em azul e verde e acentos pontuais de cor rosa dão um toque lúdico ao conjunto.